Metamatéria é um projeto fotográfico inspirado no livro O corpo utópico, As heterotopias, transcrição de duas conferências radiofônicas de Michel Foucault em 1966. Integra a pesquisa de mestrado
Metamatéria: o corpo como experiência estética, desenvolvida no
Programa de Pós-Graduação em Design da EBA/UFRJ entre 2022 e 2024.
O título (do grego metá = além: aquilo que está além da matéria) é derivado de metamaterial, uma designação atribuída a certos materiais com propriedades antinaturais, o que os permite manipular ondas eletromagnéticas de modos não convencionais. A partir desse conceito, constrói-se uma relação simbólica em que, por meio da fotografia, pretende-se distorcer as características físicas do corpo, aproximando o espectador da transcendência material tão desejada por Foucault em O corpo utópico, As heterotopias: “Meu corpo é o lugar sem recurso ao qual estou condenado”. Curiosamente, esse desejo também encontra ecos em Roland Barthes, que também faz parte do referencial teórico da investigação: “Ah, se ao menos a Fotografia pudesse me dar um corpo neutro, anatômico, um corpo que nada signifique”.
O projeto é composto por 4 ensaios que narram um processo de dissecação poética do corpo:
Metamatéria: Persona explora os simbolismos que recobrem e adornam nosso exterior; despido de toda vestimenta,
Metamatéria: Flamma mostra como o amor e o sexo se manifestam por meio do toque em nossa parte mais superficial, a pele;
Metamatéria: Fortuna exibe músculos, ossos, órgãos e tudo o mais que está por debaixo da pele e nos torna criaturas frágeis e finitas; por fim,
Metamatéria: Anima transcende a efemeridade da carne para alcançar a eternidade da alma, estado em que nos tornamos definitivamente incorporais. Assim, cada ensaio não apenas desvela camadas físicas e metafóricas do corpo, mas também convida o espectador a refletir sobre a dualidade entre o tangível e o intangível, entre a matéria e o espírito.