Esta pesquisa explora a capacidade da tecnologia fotográfica de construir espaços a partir da soma de elementos visuais em ambientes cênicos com múltiplos sentidos. De caráter teóricoprático, parte de uma metodologia exploratória para conduzir uma investigação poética sobre o potencial imagético da fotografia na configuração de situações e universos que estimulam modos outros de existência — nomeados por Michel Foucault como heterotopias.
Com esse propósito, em sua dimensão teórica, propõe uma discussão apoiada pelo pensamento do autor, envolvendo elementos do saber, do poder e da subjetivação. Já na dimensão prática, como forma de ampliar a compreensão da investigação teórica, são desenvolvidos ensaios fotográficos que exploram como a composição a partir de diferentes registros fotográficos pode conceber tais experiências heterotópicas.
Os processos de criação compreendem desde a produção em sistema analógico, a partir da produção de fotogramas no ampliador, até a edição e finalização em formatos digitais. Pretende-se, com isso, que esta pesquisa contribua para o campo do design visual por meio da adoção de uma abordagem interdisciplinar. Propõe, assim, a concepção do design como um paradigma expansivo, apto a integrar a fusão de seus domínios. Tal compreensão estabelece um diálogo sinérgico com outras esferas do conhecimento, exemplificada aqui pela interação com a fotografia. Essa abordagem possibilita a ampliação das perspectivas de reelaboração visual e a construção de novos sentidos.